BANCADA JN Coração de leão

Voando sobre um ninho de cucas

Voando sobre um ninho de cucas

Excerto de uma adaptação da obra de Ken Kesey "Voando Sobre Um Ninho de Cucos", levada à cena por actores internados no Júlio de Matos (devido a estarem sem trabalho há três meses) e subsidiada pelo Ministério da Cultura, que ainda não pagou!

Personagem 1: Desculpem lá, mas o meu Alzheimer está pior! Como se chama o filho de Deus? Personagem 2: Jesus. Personagem 1: E o nome do clube onde treina o Jesus, que tem nome de queijo? Personagem 2: Flamengo! Personagem 1: E uma pedra na sepultura, como se diz? Personagem 2: Lage. Personagem 1: E o bairro onde vivia o Carlos Paredes? Personagem 2: Benfica. Personagem 1: Ok. Agora já consigo organizar o meu raciocínio: quando é que o Jesus deixa o Flamengo para o Lage ser corrido do Benfica? Personagem 3: Tu não estás bem da cuca! O Jesus vai treinar o F. C. Porto! E o Lage fica no Benfica até o Vieira se candidatar à presidência do Alverca! Personagem 3 (que tem passado os últimos dias agarrado à televisão): É pá, isto do Laje, do Jesus, do Vieira e dos boys sem nome que andam atrás dos comentadores de futebol, dos autocarros apedrejados e das portas pintadas, está empolgante! Isto é muito melhor que os episódios da Rosa Grilo que duraram meses, todos os dias! Eu não saio daqui enquanto o Jesus não vier. Nem que eu tenha de esperar até que o Vieira volte aos pneus! Personagem 3: Tu não estás bem da cuca! O Jesus vai treinar o F. C. Porto! Ele já assinou com o Pinto da Costa para 2021! Personagem 4 (canta): Sou do Benfica, papoilas saltitantes, lá, lá, lá, lá! Personagem 5: (Chamando os outros para junto da televisão) Venham cá ver isto! O Marítimo vai homenagear o Benfica e recebê-lo com uma banda de música do Funchal! Ouve agora o Lage, diz que trabalha todos os dias, que vai ser campeão, que vai ganhar a taça de Portugal, e que não é treinador a prazo! Personagem 3: Este também não está bem da cuca! Eu acho que esta malta é que devia estar aqui em tratamento, não nós! Personagem 6 (que vem de outra sala e se reúne aos outros). É pá, ouçam lá: O médico deu-me uma injeção, e não me lembro de nada! Nem sei quem sou! Nem sei onde estou! Vocês estão aqui a falar do quê? Personagem 1: Estamos a falar do Benfica. Personagem 6: E isso é o quê? Personagem 1: É um grupo de seis milhões de pessoas que, por este andar, ainda vem para aqui fazer-nos companhia! FINAL DO 1º ACTO. (Música das "papoilas saltitantes").

A subir: Os "infantis" do Sporting! Que alegria ver este futebol. Mais dois golos de Jovane, um deles acrobático! E Francisco Geraldes, jogador que nunca achei nada de especial, com Ruben Amorim, faz uma enorme exibição? Estranho. Este treinador é um autêntico Midas! Pega num puto e transforma-o em ouro!

A descer: E Joelson Fernandes, o mágico da bola? Demora muito para vê-lo jogar? Compreendo que Ruben tenha algum receio em dar-lhe minutos de jogo. Passado duas semanas o Manchester United vinha buscá-lo!

*Adepto do Sporting

Outras Notícias