
Tripulantes saíram ilesos do acidente
DR
Um helicóptero do INEM tombou quando estava a aterrar ao início da tarde desta segunda-feira numa pedreira em Atei, no concelho de Mondim de Basto. A aeronave, que está sediada em Macedo de Cavaleiros, foi chamada para fazer o transporte de uma vítima de uma queda naquela pedreira. Os quatro tripulantes saíram ilesos.
Corpo do artigo
O acidente ocorreu, pelas 12.55 horas, numa pedreira em Atei, no concelho de Mondim de Basto, tendo sido mobilizados, inicialmente, 31 operacionais e nove veículos.
Fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Ave explicou, ao JN, que o helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estava a aproximar-se do solo para aterrar e, nesse processo, levantou muito pó e acabou por embater numa árvore numa zona de pinhal, contígua à pedreira, ficando tombado. Os quatro tripulantes da aeronave, que está sediada em Macedo de Cavaleiros, saíram ilesos. No veículo, seguiam o piloto, o co-piloto, o médico e a enfermeira.
O helicóptero foi acionado para socorrer uma vítima de queda naquela pedreira em Atei, indicou o comandante sub-regional de Proteção Civil do Ave, Rui Costa, ao JN. Trata-se de um trabalhador que sofreu ferimentos ligeiros e acabou por ser transportado por uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto para a Unidade Local de Saúde de Guimarães.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto dá conta de que a área onde a aeronave caiu foi isolada, porque o helicóptero transporta 900 litros de combustível. Cerca das 14 horas estavam 43 operacionais e 16 veículos no local do sinistro.
Assistidos no Hospital de Vila Real por precaução
Em comunicado, o INEM esclareceu que "todos os ocupantes do helicóptero encontram-se livres de perigo e serão transportados para o Hospital de Vila Real por precaução". O instituto confirma que o acidente com a aeronave AW139 ocorreu no momento da aterragem. Entretanto, os quatro ocupantes da aeronave tiveram alta.
"A tripulação a bordo do helicóptero, piloto, co-piloto, médico e enfermeira, vão ser transportados para o Hospital de Vila Real para observação. O helicóptero com base em Viseu foi acionado, entretanto, para o local para prestar assistência préhospitalar e evacuação da vítima, para a qual o helicóptero acidentado tinha sido acionado", pode ler-se, ainda, na nota de Imprensa do INEM. No entanto, o JN apurou que o trabalhador acidentado acabou por ser transportado de ambulância para a Unidade Local de Saúde de Guimarães.
