Menino, com dois anos, teve alta hospitalar e foi institucionalizado. Família terá mais atenção da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
Corpo do artigo
O menino, com dois anos, que foi encontrado sozinho na Rua das Verdosas, em S.Victor, Braga, já teve alta hospitalar e foi institucionalizado. Segundo o JN apurou, a mãe da criança tem mais cinco filhos - nem todos com o mesmo pai -, que vão ter uma vigilância mais apertada por parte da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), onde já estavam sinalizados.
De acordo com o que o JN conseguiu apurar, a mãe dos menores tem 30 anos e, devido às condições socioeconómicas da família, com sinais de pobreza, a CPCJ de Fafe, onde chegaram a residir, já tinha aberto um processo para acompanhar a família. Fonte próxima do caso adiantou que, quando a mãe tinha de ausentar-se, era habitual deixar o bebé com o casal de Braga, que vive na Rua das Verdosas, muito próxima do Hospital de Braga.
Na segunda-feira, o casal, "com alguma idade", como revelou fonte da CPCJ ao JN, terá adormecido e o menino terá fugido de casa nessa altura. Foi uma moradora da zona que o encontrou na rua, desorientado, e chamou as autoridades.
"Estava sujo e com fome", "tinha os sapatos trocados" e "mau aspeto", pelo que foi transportado ao Hospital de Braga, adiantou o chefe dos Bombeiros Sapadores de Braga, Luís Ferreira, no dia do incidente.
O bebé foi institucionalizado, ao contrário dos irmãos, que se mantêm com familiares, inclusive a irmã de quatro anos que, também, estava aos cuidados do mesmo casal, na hora do incidente.
O processo dos menores decorre na CPCJ de Fafe, onde a mãe chegou a residir, mas fonte próxima do caso afirmou que a família estará a viver em Braga, atualmente.