Um homem de 75 anos foi encontrado em paragem cardiorrespiratória, esta segunda-feira, em Vale do Rosal, Santa Clara, Coimbra. O homem tido ido apanhar azeitona perto do local onde residia.
Corpo do artigo
Segundo o chefe Cláudio Gonçalves, dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, foi por volta do meio-dia que a esposa "deu por falta" do homem. Só depois das 15.30 horas, a mulher, com o auxílio de uma vizinha, tentou encontrar o marido. Usando o telemóvel, conseguiram ouvir o telefone a tocar, embora não conseguissem ver o homem.
Cláudio Gonçalves descreve o local como uma "zona muito fechada", vedada com chapas de zinco e silvado muito denso. "Depois de retirar as chapas, fazer uma busca, conseguimos encontrar o senhor que estava em paragem cardiorrespiratória", conta.
O óbito foi confirmado no local.
No local, foi encontrada uma escada e um balde com azeitona pendurado numa oliveira, onde havia um "grande ninho de vespa asiática".
"Nós não podemos confirmar nada, porque quando chegámos já tinha acontecido o acidente", afirma Cláudio Gonçalves, reconhecendo, no entanto, que, pela forma como as vespas agem, "poderá ser uma das causas de ter provocado a queda do senhor".
Os Bombeiros Sapadores de Coimbra foram acionados às 16.05 horas para colaborar com o INEM nas buscas do homem.
