
Árvore de Natal com 30 metros de altura volta ao Terreiro do Paço
Foto: Câmara Municipal de Lisboa
A iluminação de Natal em Lisboa vai ser ligada no próximo dia 22 de novembro, com cerimónia de inauguração às 18.30 horas, no Terreiro do Paço. Haverá um espetáculo de Luz e orquestra com efeitos de pirotecnia, com a participação especial da cantora Sara Correia.
Corpo do artigo
Este ano, estas iluminações totalizam um percurso com 182 quilómetros de luz, o equivalente a mais de três voltas à cidade. Estarão distribuídas por 46 locais, entre praças, ruas e avenidas da cidade, proporcionando um ambiente festivo, através da instalação de 1050 estruturas luminosas, compostas por 5900 peças decorativas.
Entre as diversas atrações de que os lisboetas e os visitantes poderão usufruir, destaca-se o icónico Pinheiro de Natal, instalado na Praça do Comércio, com 30 metros de altura.
Na Rua Garrett, nuvens de luz dourada irão flutuar sobre a rua, enquanto na Rua do Ouro nuvens douradas e estrelas cintilantes prometem transformar esta artéria num firmamento encantado. Já na Rua do Carmo, uma sequência de arcos de luz criará um túnel luminoso, onde a luz e a música se irão fundir.
Árvores e nuvens iluminadas
A emblemática Rua Augusta irá vestir-se de árvores e nuvens luminosas que deslizarão sobre os transeuntes e a Praça de Luís de Camões ganhará uma nova vida com uma instalação monumental inspirada num palácio festivo, ponto de encontro para fotografias e momentos inesquecíveis.
Com tecnologia LED, o projeto que vai ser concretizado nas ruas de Lisboa garante uma poupança energética de cerca de 80%, aliando beleza e sustentabilidade.
As iluminações de 2025 reforçam o compromisso ambiental de Lisboa, também através da utilização de materiais recicláveis e biodegradáveis, tendo muitas estruturas sido reaproveitadas de anos anteriores, verificando-se igualmente uma aposta no uso de energia solar nas instalações.
A organização desta iniciativa resulta da habitual colaboração entre a Câmara Municipal de Lisboa e a UACS - União das Associações do Comércio e Serviços.

