
Metro do Porto bateu recorde de clientes em outubro
Foto: Igor Martins
A Metro do Porto bateu o recorde de validações num único mês, atingindo 9,3 milhões de clientes em outubro. Este registo aumentou em 4,5% o anterior máximo, que era de 8,1 milhões e tinha sido verificado no mesmo mês do ano passado.
Corpo do artigo
Tradicionalmente, outubro é sempre um período forte na procura pelo transporte público, sendo que o regresso em pleno às aulas ajuda a explicar os valores obtidos. Após este mês, extremamente positivo para a Metro, a procura acumulada desde o início do ano ascendeu aos 80 milhões de clientes.
Neste contexto, é de prever um novo recorde anual no final de 2025, uma vez que o atual máximo, atingido no ano passado, é de 89,78 milhões de passageiros (mais 13,3% do que em 2023). É também de esperar que, tal como aconteceu no ano passado, os clientes de assinatura mensal sejam responsáveis pela maioria das validações.
O tronco comum da rede (entre a Senhora da Hora, em Matosinhos, e o Estádio do Dragão, no Porto) continua a ser o mais utilizado pelos clientes da Metro. No que diz respeito às linhas, a Amarela, que liga o Hospital S. João (Porto) e Santo Ovídio (Gaia) mantém-se a mais procurada.
