
Milhares reuniram-se no centro de Braga para ver as luzes de Natal.
Foto: Câmara de Braga
Música do Gospel Collective deu o tom para a inauguração da iluminação. O programa natalício decorre até 11 de janeiro.
Corpo do artigo
Milhares de pessoas encheram ao final da tarde desta segunda-feira as ruas do centro de Braga para assistir ao momento em que as luzes de Natal se acenderam. Antes da contagem decrescente, feita junto à árvore que volta a estar colocada no chafariz da Praça da República, o concerto "Joyful, Joyful - Alegria", interpretado pelo Gospel Collective, ajudou a criar o ambiente caraterístico do momento, aquecendo uma tarde fria e até com alguns chuviscos.
"Esta altura do ano é mágica. Adoro o Natal, as decorações, tudo o que o envolve", diz ao JN a bracarense Maria Vieira, 70 anos, que, com o marido, fez questão de voltar a não perder este "momento especial" de inauguração da iluminação.

Foto: Câmara de Braga
Já Leonor Esteves, 59 anos, levou o neto, Tomás, de três. "Foi a primeira vez que ele veio. Apesar de ser feriado, os pais foram trabalhar e viemos só os dois. Há muita gente na rua, quase não se pode andar, mas é tudo muito bonito", refere a avó, também de Braga, que antes de se deslocar para junto do chafariz passou pelo mercado de Natal, instalado a poucos metros dali, na Avenida Central.
Passagem de ano ao ar livre

Foto: Câmara de Braga
Esta edição da programação "Braga é Natal" decorre até 11 de janeiro, num investimento de 450 mil euros que contará com mais de 80 espetáculos e terá a festa de passagem de ano, ao som da banda Vizinhos, de regresso à Avenida Central, depois de nos últimos anos ter acontecido no Forum Braga.
Teatro, música, cinema, novo circo, magia, dança, oficinas, horas do conto, coros, cânticos de Natal e animação de rua são algumas das atividades que constam da programação, que mantém atividades habituais como o Bolo Rei Gigante (13 de dezembro, 17 horas, na Praça Municipal), a Parada de Natal (14 de dezembro, às 16 horas, nas ruas do centro histórico) e o Bananeiro da Pequenada (24 de dezembro, 10 às 12 horas, na Avenida Central), assim como a Corrida de São Silvestre (21 de dezembro, 19 horas, na Avenida Central).

