Está marcado para o próximo dia 1 de abril, mas não é mentira. Nesse dia, a Austrian Airlines faz uma viagem que inaugura o arranque da ligação entre Porto e Viena três vezes por semana.
Corpo do artigo
Às terças, quintas e sábados, há voos diretos a Viena, a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, às 13.25 horas, 12.30 horas e 15.30 horas, respetivamente. Chegados a Áustria, a companhia aérea parte novamente em direção ao Porto nos mesmos dias da semana, mas às 10.20 horas, às 9.25 horas e às 12.25 horas, também às terças, quintas e sábados, respetivamente.
Triplicam também as ligações entre Porto e Faro
Mas mesmo a nível nacional, e a partir deste domingo, haverá um aumento de número de voos. De acordo com a SkyExpert, empresa de consultoria especializada em transporte aéreo, aeroportos e turismo, os voos entre Porto e Faro chegarão aos três por dia, o triplo dos voos existentes até à data. Este crescimento representa um novo recorde da Ryanair, que passará a ter disponíveis 600 lugares nesta rota todos os dias em 2023.
Por outro lado, a empresa de consultoria alerta "para a situação atípica de Portugal". "Para bloquear slots à concorrência no aeroporto de Lisboa, o Governo obriga a TAP, empresa pública de transporte aéreo, a concorrer em preço, produto e frequência com a empresa pública de transporte ferroviário nos trajetos Lisboa-Porto e Lisboa-Faro num ato de canibalismo irresponsável dos fundos públicos. Sem esses voos, o aeroporto da Portela teria espaço para mais 28 aterragens e partidas por dia para destinos que realmente são necessários e que não podem ser alcançados de outra forma", conclui Pedro Castro diretor da SkyExpert.
Perante a inexistência de voos diretos também entre o Algarve e as ilhas, Pedro Castro constata que este verão "será mais fácil para os Madeirenses voarem do Funchal até Malága nos voos diretos da Iberia do que viajar para Faro, por exemplo".