O trânsito esteve esta quarta-feira cortado na Estrada Nacional 260 (EN260), que faz a ligação entre Beja e a fronteira com Espanha, após o despiste de um camião, com um ferido grave, no concelho de Serpa.
Corpo do artigo
Em declarações à agência Lusa, o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo disse que o alerta para o despiste da viatura pesada de mercadorias foi dado às autoridades às 6.57 horas.
O acidente aconteceu ao quilómetro 59 da EN260, na freguesia de Vila Verde de Ficalho, e o sinistrou envolveu "o derrame na via de adubo líquido", a carga transportada pela viatura.
A circulação rodoviária foi interrompida nos dois sentidos pelas 7.35 horas. Fonte do Comando Territorial de Beja da GNR indicou à agência Lusa que a circulação naquele troço "foi retomada por volta das 12.50 horas".
"A circulação está a ser feita de forma alternada, por uma das faixas da via, após o veículo acidentado ter sido retirado para fora da estrada com recurso a uma grua", disse a mesma fonte.
Segundo a Guarda, aquele troço da EN260, que faz a ligação entre Beja e a fronteira com Espanha, "ainda está a ser alvo de trabalhos de limpeza" do adubo líquido derramado pela viatura pesada de mercadorias que se despistou.
A pessoa que seguia na viatura e sofreu ferimentos graves foi transportada para o hospital de Beja, acompanhada pela viatura médica de emergência e reanimação (VMER). Fonte hospitalar disse ao JN que o paciente está estável e sob observação, não estando prevista a sua transferência para outro hospital.
Para o sinistro foram mobilizados 13 operacionais, apoiados por cinco viaturas, incluindo meios dos bombeiros, GNR e INEM.
As vias alternativas de Portugal para Espanha (e vice-versa) são a EN 385 (só para ligeiros): Vila Verde de Ficalho, Sobral da Adiça e Rosal de La Frontera (Espanha); EN 392 (só para pesados): Vila Nova de São Bento, Vale dos Mortos e Paymogo (Espanha) e EN 265 (todos os veículos): procedentes de Lisboa/Beja, Serpa, Vale dos Mortos e Paymogo (Espanha).
