Universidade do Porto alarga apoio a estudantes que são atletas de alta competição

A U. Porto lembra que é uma das seis pioneiras na implementação deste programa
Foto: Carlos Carneiro
A Universidade do Porto (U. Porto) reforçou o apoio aos estudantes-atletas que representam Portugal e a instituição ao mais alto nível. A iniciativa está enquadrada no projeto UUARE Superior (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento no Ensino Superior), que tem como objetivo conciliar a carreira académica e desportiva de atletas que representam as seleções nacionais das suas modalidades e/ou integram o estatuto de alto rendimento.
Corpo do artigo
O Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) promoveu a primeira reunião com os atletas UUARE Superior da Universidade, marcando o início formal do acompanhamento personalizado aos atletas inscritos no programa, O que está aberto a novas inscrições de estudantes da U.Porto.
As medidas já implementadas são o acesso gratuito dos ginásios do CDUP-UP, o acompanhamento nutricional individualizado e a atribuição de um professor acompanhante para apoiar cada atleta na gestão do percurso académico, ajudando a conciliar o calendário competitivo com as exigências curriculares.
Joana Carvalho, vice-reitora para as Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto do U.Porto, destaca "o compromisso da instituição em criar condições para que os estudantes que representam o país e a Universidade ao mais alto nível possam continuar a estudar e a competir sem terem de abdicar de nenhuma das suas carreiras".
Beatriz Roxo, ciclista da seleção nacional e aluna do Mestrado em Economia da U. Porto, é uma das primeiras estudantes a integrar a iniciativa, considerando-a "excelente" por aproximar as instituições de ensino da realidade dos atletas de alto rendimento. Defende ainda que o projeto pode evitar que estudantes abandonem os cursos, permitindo maior conciliação entre o desporto e a formação académica.
A U. Porto lembra que é uma das seis pioneiras na implementação deste programa, em linha com a sua política de promoção do Desporto Universitário de Excelência, é referido ainda no comunicado. O projeto é coordenado pelo Ministério da Educação (Direção-Geral do Ensino Superior) e pelo Gabinete do Secretário de Estado do Desporto. A iniciativa dá continuidade ao modelo das UAARE do ensino secundário e considerado "um sucesso".
