
O objetivo é dar apoio ao Mundial de Futebol
Foto: Direitos reservados
A Câmara de Viana do Castelo vai construir instalações, no âmbito do projeto Cidade Desportiva, com condições para dar apoio ao Campeonato Mundial de Futebol de 2030.
Corpo do artigo
Segundo o autarca local, Luís Nobre, o projeto lançado pela câmara no anterior mandato está a ser alvo de revisão e contemplará um centro de alto rendimento capaz de acolher seleções em competição no próximo Campeonato do Mundo, que, entre outros países, também contemplará jogos em Portugal e Espanha.
Entre o Norte a Galiza
O futuro centro, designado "performance hub", cujo objetivo primeiro é acolher equipas distritais e nacionais de futebol, terá associados dois novos campos sintéticos, que, de acordo com Luís Nobre, deverão começar já a ser construídos no "primeiro semestre de 2026". O concurso público deverá ser aberto "até ao final deste ano" e o investimento, nos dois equipamentos desportivos, será "superior a 1,5 milhões de euros".
"O projeto vai ter duas fases, uma primeira que é a construção dos campos e a segunda a do performance hub, um centro de alto rendimento para as seleções distritais e nacionais. No fundo, é preparar infraestruturas que possam também servir para a dinâmica do Mundial 2030", declarou o presidente da Câmara de Viana do Castelo, notando que, embora ainda "não haja uma garantia que isso vá acontecer", a localização da cidade é favorável, entre o Estádio do Dragão, no Porto, e o de Balaídos, na Galiza.

