Versatilidade

Atores com outras profissões no currículo

Sara Oliveira

Catarina Lopes Rebelo está agora no mestrado de Psicologia

Foto Dfoxproductions

Conhecidos pela arte de representar, são muitos os que somam carreiras em outras áreas, da psicologia à neurociência.

Se para muitos a carreira de ator relegou os estudos para segundo plano, para outros há sempre um plano B à conta de um percurso académico fora da representação. E há quem concilie a representação com outras profissões.

É o caso de Carla Andrino, atriz e psicóloga, assumindo os dois ofícios em pleno. Começou a representar muito antes de se licenciar, já depois dos 30 anos, conciliando os estudos com as gravações de "Os malucos do riso" (SIC). Já com o canudo na mão, entre projetos na televisão, a artista mantém dias certos para consultas.

Carla Andrino, atriz e psicóloga

Foto: Direitos reservados

Caminho semelhante é desejado por Catarina Lopes Rebelo que, depois de concluída a licenciatura em Psicologia - à conta da qual esteve em Erasmus na Hungria- e dar cartas na ficção, está agora no mestrado. "Imagino-me já a dar consultas. A Carla Andrino é a minha inspiração", confessou a jovem, há pouco tempo, ao JN.

Há alguns anos a trabalhar entre Portugal e o Brasil à boleia da representação, Pedro Carvalho formou-se em Arquitetura, ao mesmo tempo que tirava o curso de Artes Cénicas. "Depois, a vida levou-me a seguir a carreira de ator", recorda em entrevistas. Nunca exerceu profissionalmente, mas vai aplicando os conhecimentos em decorações de interiores em proveito próprio ou de amigos e conhecidos, e mais recentemente no boutique hotel lisboeta Embaixador Apartaments and Suites, em que investiu.

Pedro Carvalho num dos ambientes criados para o boutique hotel que vai abrir em Lisboa

Foto: Direitos reservados

Internacionalmente, também não faltam exemplos. Quem viu a personagem Amy na série "A teoria do Big Bang" não imaginará que a intérprete Mayim Bialik estudou durante sete anos para se diplomar em Neurociência.

James Franco tem formação em filolgia inglesa

Foto: Direitos reservados

Galã de Hollywood, James Franco não se fica pela fama como ator. Além de ter frequentado a California State Summer School of the Arts durante vários anos e pintar, formou -se em Filologia Inglesa (e, posteriormente, fez o doutoralmento na Universidade de Yale), com especialização em Escrita Criativa na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Tem ainda vários livros publicados.

Natalie Portman publica em revistas científicas

Foto: Direitos reservados

Na altura em que rodava a saga "Star Wars", Natalie Portman entrou na Universidade de Harvard. Concluiu Psicologia em 2003 e já viu dois artigos publicados em revistas científicas. Quanto a Emma Watson, que se celebrizou como Hermione Granger em "Harry Potter", cursou Literatura Inglesa na Universidade de Brown, Estados Unidos.