Moda

Morreu o diretor criativo da Louis Vuitton e dono da Off White

JN

Virgil Abloh

Foto Francois Guillot / Afp

Virgil Abloh, com 41 anos, lutava há dois contra um cancro "raro e agressivo". A notícia da morte do designer foi dada através das redes sociais pela família.

"Estamos devastados por anunciar a morte do nosso amado Virgil Abloh, um pai, marido, filho, irmão e amigo ferozmente dedicado", pode ler-se na nota publicada no Instagram do designer.

"Durante mais de dois anos, Virgil lutou corajosamente contra uma forma rara e agressiva de cancro, um angiossarcoma cardíaco. Ele escolheu suportar esta batalha em privado desde o seu diagnóstico em 2019, passando por inúmeros tratamentos desafiantes, tudo isto enquanto coordenava várias instituições", prossegue.

Bernard Arnault, o presidente da LVMH, disse que estar "chocado", elogiando "um designer de génio, um visionário" e "uma bela alma".

"Estamos todos chocados com esta notícia terrível. O Virgil não era apenas um génio e visionário, ele era também um homem com uma alma bonita e uma grande sabedoria. A família LVMH junta-se a mim neste momento de grande tristeza e todos os nossos pensamentos estão com os seus entes queridos. ", escreveu no instagram.

Filho de imigrantes ganeses era casado e tinha dois filhos, Lowe e Grey Abloh.

Virgil Abloh nasceu em 30 de setembro de 1980 em Rockford, Illinois.

O fã de hip-hop começou a ser DJ no liceu antes de se formar na Universidade de Wisconsin com uma licenciatura em engenharia civil e no Instituto de Tecnologia de Illinois com uma licenciatura em arquitetura.

No início dos anos 2000, tornou-se consultor de arte para Kanye West, aconselhando o "rapper" nas capas dos discos e na conceção de cenários de concertos, entre outras coisas.

Em 2012, criou a sua primeira marca - Pyrex Vision. Um ano depois, nasceu a Off-White, uma marca de roupa de rua de luxo que foi comprada em julho pela LVMH.

O primeiro grande estilista negro, comprometido com a afirmação das culturas afro-americanas, alcançou uma das posições mais invejadas no setor da moda e do luxo em 2018, na etiqueta emblemática da LVMH, a empresa de artigos de luxo número um do mundo.

O rei do "streetwear" de luxo foi distinguido em 2017 e 2018 com o prestigioso prémio "Urban Luxe" dos "British Fashion Awards".