milionários

David Rockefeller é o milionário mais velho do mundo

David Rockefeller é o milionário mais velho do mundo

O ancião da dinastia norte-americana, com uma fortuna avaliada em 3,2 mil milhões de euros, nasceu na casa que alberga, atualmente, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Sobreviveu aos cincos irmãos, que já morreram há décadas e a um dos filhos (Richard, que morreu no ano passado na sequência de um acidente de aviação). Completa 100 anos esta sexta-feira, celebrados por antecipação no MoMa (Museum of Modern Art) a três de junho, que foi, curiosamente, onde nasceu. O edifício da 53rd St da Grande Maçã era, à época, a maior residência privada da cidade, e albergava justamente a família Rockefeller, verdadeira dinastia cuja fortuna foi alicerçada na exploração de petróleo e na banca.

Com uma fortuna avaliada em 3,2 mil milhões de euros, é o multimilionário mais velho do mundo. Apesar de estar "apenas" na 603ª posição do ranking da Forbes dos mais ricos do mundo, David Rockefeller contribuiu não só para o estilo de vida desafogado da sua descendência mas também para inúmeras causas beneficientes. O ancião é membro da iniciativa The Giving Pledge, fundada pelos também multimilionários norte-americanos Warren Buffett e Bill Gates, que se comprometem a doar 50% para mecenato.

Coleopterológo amador, é dono de uma coleção de 160 mil escaravelhos. Mas não são apenas os insetos que apaixonam o multimilionário. A sua vasta coleção de arte inclui um exemplar de Lírios de Água, pintura de Claude Monet. Na celebração antecipada do seu 100º aniversário, David Rockefeller revelou que presente iria oferecer a si mesmo: a doação de 400 hectares da ilha de Mount Desert (situada no estado norte-americano do Maine) a uma organização não-governamental.

A longevidade de Rockefeller deve-se, em parte, ao progresso da Medicina: em abril do ano passado, foi submetido ao seu sexto transplante de coração no espaço de 38 anos.

Outras Notícias