Polémica

Pierce Brosnan em risco de ser preso na Índia

Pierce Brosnan em risco de ser preso na Índia

O ator Pierce Brosnan, conhecido por interpretar o papel de James Bond em alguns dos filmes do agente 007, poderá vir a ser preso na Índia após a participação numa campanha publicitária que está causar polémica no país.

Em 2016, Pierce Brosnan aceitou ser o protagonista de uma publicidade indiana ao pan masala. O produto, utilizado com o propósito de refrescar o hálito e ajudar na digestão, seria composto por sementes, ervas e especiarias.

Na altura, o ator nunca imaginou vir a ter problemas. Acontece que a composição do produto incluía também tabaco, substância a que, de acordo com a lei imposta na Índia, é proibido fazer qualquer tipo de campanha publicitária.

A informação foi avançada pela BBC, que revelou que devido à ausência de autorização prévia do governo para participar na propaganda, Brosnan tem agora um prazo de dez dias para se explicar às autoridades.

Caso isso não aconteça, o ator poderá vir a enfrentar uma sentença de prisão de dois anos ou, na melhor das hipóteses, pagar uma multa de 5000 rupias (aproximadamente 63 euros).

Na sequência da polémica, Brosnan garantiu que não foi informado quanto à verdadeira composição do pan masala, mostrando-se incomodado com o facto de a sua imagem ter sido utilizada para promover um produto que causa danos à saúde.

"Tendo sofrido, na minha vida pessoal, a perda da minha primeira mulher e filha, bem como de vários amigos, para o cancro, estou totalmente comprometido com o apoio à saúde", afirmou o ex-agente 007.

No anúncio, Pierce Brosnan surge ao estilo de James Bond, ao lado de uma mulher, utilizando o produto em questão como "arma" para a defender. A campanha foi divulgada por todo o país, desde a televisão aos jornais.

ver mais vídeos