Televisão

Rodrigues dos Santos, Goucha e Cristina lideram preferências dos portugueses

Rodrigues dos Santos, Goucha e Cristina lideram preferências dos portugueses

Pivô da RTP e apresentador da TVI subiram ao topo das preferências. Nas mulheres, apresentadora é a mais popular em sondagem para o JN.

O pivô da RTP José Rodrigues dos Santos e o apresentador da TVI Manuel Luís Goucha foram as figuras masculinas mais populares na esfera da televisão portuguesa. Assim mediu a terceira edição da sondagem Aximage realizada para o JN que, no universo feminino, voltou a dar Cristina Ferreira como a preferida. À terceira edição, o ranking apurou 14 nomes - apresentando algumas estreias em relação às auscultações anteriores -, que são afinal as personalidades da TV com quem os portugueses mais simpatizam.

Numa altura em que promove dois novos romances, Rodrigues dos Santos somou 9% dos votos, tantos como Goucha, que continua a ser companhia nas manhãs de muitos telespectadores e é, com grande margem, o mais popular na região Centro. O trabalho de campo realizou-se entre os dias 22 e 26 de outubro, coincidindo com a entrada de Cristina em isolamento profilático. Durante duas semanas, a apresentadora saiu de antena, mas manteve-se assídua nas redes sociais. No inquérito para o JN, teve 14% das escolhas. A pivô da SIC Clara de Sousa voltou a ficar em segundo lugar, a apenas dois pontos percentuais da nova acionista da TVI, sendo a preferida no Norte e Centro do país. Seguiu-se Júlia Pinheiro (6%), enquanto Catarina Furtado e Filomena Cautela dividiram o quarto lugar, com 4%. Estreantes, Fátima Lopes (3%) e Diana Chaves (2%) fecharam o rol.

Nos homens, depois de liderar as preferências nas duas anteriores sondagens, Ricardo Araújo Pereira desceu para o terceiro lugar, com 6% dos votos. Houve ainda dois empates e também dois novos nomes: Vasco Palmeirim que, com 4%, partilhou o quarto lugar com Rodrigo Guedes de Carvalho, e João Baião, que completou o top 7, "ex aequo" com José Alberto de Carvalho (2%).

Ficha técnica

A sondagem foi realizada pela Aximage para o JN, com o objetivo de avaliar a opinião dos portugueses sobre figuras públicas da televisão. O trabalho de campo decorreu entre os dias 22 e 26 de outubro, foram recolhidas 694 entrevistas entre maiores de 18 anos residentes em Portugal. Foi feita uma amostragem por quotas, com sexo, idade e região, a partir do universo conhecido, reequilibrada por sexo e escolaridade. À amostra de 694 entrevistas corresponde um grau de confiança de 95% com uma margem de erro de 3,7%. A responsabilidade do estudo é da Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de José Almeida Ribeiro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG