Política

Adriano Moreira diz para se perguntar a Passos o que significa "refundação"

Adriano Moreira diz para se perguntar a Passos o que significa "refundação"

O antigo líder do CDS-PP Adriano Moreira disse, este domingo, que se anda a perder tempo a discutir o significado de "refundação" e que a solução para saber o alcance da palavra passa por perguntar ao primeiro-ministro.

"Neste momento Portugal tem um estatuto de protetorado, esse é que é o problema e descurar isso para perder o tempo sobre a questão de saber o que é que quer dizer refundação, que alcance tem a palavra, tem uma solução tão fácil, perguntem ao autor da palavra que ele explica", afirmou o Adriano Moreira, em Vila Real.

No encerramento das jornadas parlamentares conjuntas do PSD e do CDS-PP, no dia 28 de outubro, o primeiro-ministro afirmou que até 2014 vai realizar-se uma reforma do Estado que constituirá "uma refundação do memorando de entendimento" e defendeu que o PS deve estar comprometido com esse processo. Desde esse dia, que a palavra "refundação" está na ordem do dia.

Instado a comentar estas afirmações, Adriano Moreira referiu que a "questão não é semântica", mas diz "respeito à capacidade de o Estado recuperar uma situação de igualdade na Comunidade Europeia".

Perante a insistência dos jornalistas na necessidade de refundar o Estado, o antigo ministro respondeu: "Perguntem à pessoa que enuncia o conceito o que é que quer dizer com isso, que é para depois podermos ter uma conversa útil".

Adriano Moreira falava à margem do terceiro dia da Universidade da Juventude Popular (JP), onde esta manhã foi falar sobre o tema "Que Futuro para a Europa!"

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG