Política

Aguiar Branco esclarece que corte na Defesa é de 1,9 %"

Aguiar Branco esclarece que corte na Defesa é de 1,9 %"

O ministro da Defesa Nacional esclareceu hoje os deputados da maioria PSD/CDS-PP que o Orçamento do seu Ministério diminui 1,9 por cento (%), depois de um parlamentar social-democrata ter questionado na sexta-feira Vítor Gaspar acerca de um aumento.

"Era justo e até muito bem acolhido, mas infelizmente não corresponde à verdade. O corte no Ministério da Defesa é da ordem de 1,9 %", afirmou.

Aguiar Branco falava perante os deputados do PSD e do CDS-PP, reunidos em jornadas parlamentares conjuntas, na sala do Senado da Assembleia da República, desde sexta-feira.

O ministro quis fazer "um esclarecimento que o ministro das Finanças ontem simpaticamente não fez e poderia ficar em dúvida com uma pergunta do deputado Paulo Batista Santos de que o Ministério da Defesa teve um aumento".

A sessão de perguntas e debate entre os deputados e os ministros é vedada ao registo pelos jornalistas, que assistem apenas à intervenção inicial dos governantes.

"Temos de comparar o Orçamento do ano passado, colocando a reposição dos subsídios e daquilo que correspondia ao aumento da taxa para a caixa geral de aposentações e, numa base comparável, nessa base comparável, a diminuição do corte é na ordem de 1,9 %", insistiu Aguiar Branco.

O ministro da Defesa referiu-se igualmente à "relação excecional que tem havido com as chefiais das Forças armadas" e que "tranquilizam os portugueses quanto à serenidade com que as Forças Armadas, neste momento difícil, desempenham a sua missão".

"Sabem e saberão sempre desempenhar o papel que lhes cabe num Estado de direito democrático", declarou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG