Política

António Costa deve candidatar-se à liderança do PS e da autarquia lisboeta

António Costa deve candidatar-se à liderança do PS e da autarquia lisboeta

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, vai candidatar-se à liderança do PS e à presidência da autarquia segundo avançam, esta terça-feira, a TVI24 e a edição eletrónica do Expresso. Contudo, o autarca socialista apenas diz que vai estar presente na Comissão Política Nacional do PS esta terça-feira para "ouvir o que o secretário-geral tem para dizer" e, em função disso, "dizer o que tem para dizer".

Conforme o JN noticiou esta terça-feira, a reunião de hoje da Comissão Política Nacional do PS marcará o arranque para o "duelo" Seguro/Costa com vista às eleições diretas para o cargo de secretário-geral do partido.

Esta terça-feira, ao final de uma curta visita à inauguração de um centro de dia em Belém, António Costa falava aos jornalistas. "Eu estarei logo na Comissão Política do PS para ouvir o que o secretário-geral do PS tem para nos dizer. Em função do que o secretário-geral disser eu direi o tiver para dizer. Mas compreenderão que direi primeiro aos meus camaradas", afirmou o autarca socialista.

A Comissão Política Nacional do PS foi convocada de urgência pelo secretário-geral, António José Seguro, na sexta-feira passada, depois de vários dias de polémica interna em torno da questão sobre se o próximo congresso se deveria realizar antes ou depois das eleições autárquicas, previstas para outubro.

Dentro do PS, neste momento, a principal dúvida é saber se o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, aceitará lançar-se numa candidatura alternativa a António José Seguro.

Na polémica sobre a data do congresso, António Costa remeteu a responsabilidade pela definição do calendário interno para o secretário-geral do PS e, até ao momento, ainda não esclareceu se irá recandidatar-se à presidência da autarquia da capital.