Política

Assunção Cristas satisfeita com aumento de jovens agricultores

Assunção Cristas satisfeita com aumento de jovens agricultores

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, congratulou-se esta quarta-feira, no Alentejo, com o aumento de jovens agricultores no país, defendendo que o setor deve continuar a "atrair" mais jovens para a atividade.

"Neste momento, 240 jovens agricultores instalam-se, em média, por mês, em Portugal. Isto é muito acima daquilo que acontecia há uns anos e posso dizer-vos que há quatro ou cinco meses atrás o número que eu apresentava era de 200", disse.

A ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território falava no encerramento de um colóquio em Ponte de Sor (Portalegre), onde foi recebida por uma manifestação de cerca de 100 pessoas que protestavam contra a agregação de freguesias naquele concelho alentejano.

Na sessão de encerramento do colóquio "Novos Desafios, Novas Técnicas, Novas Perspetivas", promovido pela associação local ACORPSOR, Assunção Cristas reiterou que o setor agrícola deve "atrair", nos próximos tempos, mais jovens, porque possuem "dinâmica, ambição e têm toda a vida pela frente".

A "qualificação" dos jovens foi outro dos fatores que a ministra da Agricultura apontou como importante para fortalecer o setor no futuro.

Assunção Cristas explicou que, à subida da média de jovens agricultores que se instalam, junta-se uma outra média, nomeadamente o "investimento associado" que ronda atualmente cerca de "40 milhões de euros".

Depois de defender também a agroindústria e o aumento da produção para conquistar o mercado interno e aumentar as exportações, a governante enalteceu o papel das associações agrícolas no contexto do desenvolvimento local.

PUB

A área florestal também não foi esquecida por Assunção Cristas, que sublinhou o facto de a área de montado e de pinheiro manso ter crescido nos últimos anos, recordando ainda que a floresta "vale três por cento" do Produto Interno Bruto (PIB).

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG