Política

"Briefings" diários do Governo regressam na quarta-feira

"Briefings" diários do Governo regressam na quarta-feira

Os "briefings" diários entre membros do Governo e jornalistas, que tinham sido interrompidos durante a crise política, serão retomados na quarta-feira, informou, esta segunda-feira, o gabinete do ministro-adjunto e do desenvolvimento regional, Miguel Poiares Maduro.

"O gabinete do ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional informa os senhores jornalistas que os contactos regulares entre o Governo e a comunicação social serão retomados na próxima quarta-feira, 31 de julho", foi hoje revelado, em comunicado.

O próximo briefing terá lugar quarta-feira, às 12:00, na Presidência do Conselho de Ministros, acrescenta a nota do gabinete de Poiares Maduro.

Na última conferência de imprensa do Conselho de Ministros, o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Marques Guedes, tinha afirmado que os 'briefings' diários do Governo com jornalistas poderiam vir a ser retomados mas remeteu a questão para Poiares Maduro.

A realização de encontros diários do Governo com a comunicação social, com um ou mais temas escolhidos pelo executivo, conduzidos por Pedro Lomba, secretário de Estado adjunto do ministro Miguel Poiares Maduro, foi anunciada no final de junho, com a indicação de que poderiam contar com a presença de outros responsáveis governamentais.

O primeiro desses encontros, marcados para as 12:00 e com duração fixa de meia hora, aconteceu na segunda-feira, dia 1 de julho, tendo como temas os contratos financeiros de alto risco ('swap') e o financiamento do Banco Europeu de Investimento, e uma terceira parte informal.

Esse 'briefing' contou com a presença da, na altura, secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, que ao final desse dia seria anunciada como ministra de Estado e das Finanças, na sequência da demissão de Vítor Gaspar, e tomaria posse na terça-feira à tarde.

PUB

Na terça-feira, dia 2 de julho, o encontro assumiu um formato inteiramente informal, sem permissão de registo de imagens e som, com informação que pôde ser atribuída a fonte oficial do Governo.

Na sequência do pedido de demissão de Paulo Portas de ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, nesse mesmo dia à tarde, houve a indicação de que o 'briefing' do dia seguinte se manteria.

Contudo, na manhã de quarta-feira o gabinete do ministro Miguel Poiares Maduro comunicou, através de uma nota, o seu cancelamento.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG