Política

Cavaco diz que há conhecimento geral do "cumprimento" de Portugal

Cavaco diz que há conhecimento geral do "cumprimento" de Portugal

O presidente da República, Cavaco Silva, afirmou que existe "uma boa troca de informações" com a Alemanha e uma informação generalizada dos Chefes de Estado quanto ao "grau de cumprimento" de Portugal do programa de assistência financeira.

"Da parte da Alemanha neste momento existe uma boa troca de informações. A Alemanha está bem informada de que Portugal está a cumprir integralmente o programa que assinou com as instâncias internacionais, que as avaliações feitas pela 'troika' têm sido positivas", afirmou Cavaco Silva aos jornalistas.

O Presidente sublinhou ter notado no encontro com os Chefes de Estado do chamado grupo de Arraiolos, reunidos em Helsínquia até sábado, que "há uma boa informação quanto ao grau de cumprimento por parte de Portugal dos compromissos assumidos".

Quanto à situação grega, Cavaco Silva afirmou que "não foi objecto de debate" até ao momento na reunião. "O que nós sabemos é que há progressos a nível interno no acordo entre as forças políticas, que o Parlamento irá reunir-se em breve, penso que domingo, e que depois as instâncias europeias tomarão a decisão de desbloquear as verbas", afirmou.

"É positivo que esta questão grega seja resolvida porque sem ela será difícil descolar a palavra crise da zona euro. Isso tem efeito sistémico, portanto, afecta todos os países e afecta também negativamente Portugal", declarou.

O grupo de Arraiolos reúne os Chefes de Estado sem poderes executivos de Portugal, Alemanha, Letónia, Finlândia, Itália, Áustria, Polónia, Hungria e Eslovénia.

O Chefe de Estado polaco não compareceu no encontro de Helsínquia.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG