Resgate financeiro

Cavaco diz que Portugal "recuperou a confiança dos mercados internacionais"

Cavaco diz que Portugal "recuperou a confiança dos mercados internacionais"

O presidente português, Aníbal Cavaco Silva, disse, esta sexta-feira, que Portugal "recuperou a confiança dos mercados internacionais", três anos depois de ter assinado um "acordo de ajustamento" com a troika, e tem agora "uma economia mais competitiva".

"Passam exatamente três anos, amanhã [sábado], que nós assinámos este acordo. Penso que recuperámos a confiança dos nossos parceiros e dos mercados internacionais. O resultado da execução do acordo começa a aparecer" e, segundo o presidente da República, é "relevante", declarou num seminário empresarial em Pequim.

Cavaco Silva terminou, esta sexta-feira, em Pequim, com a inauguração da exposição "Onde é a China?", a visita à capital chinesa seguindo, no sábado, para Macau para a última etapa da deslocação oficial à China.

"Encontramos aqui uma enorme riqueza artística, gerada por este contraponto Portugal/China através das obras de mais de 20 artistas. Os trabalhos de fotografia e vídeo que podemos admirar espelham as temáticas e os meios pelos quais a arte contemporânea se move e nos interroga", disse o chefe de Estado na abertura.

A mostra vai estar patente no China Millenium Monument World Art Museum antes de seguir para Lisboa, onde ficará exposta no Museu do Oriente.

< "estão="" aqui="" 38="" trabalhos="" de="" 28="" artistas="" da="" china="" e="" portugal="" que="" encontram="" um="" meio="" refletir="" sobre="" questões="" globais="" importância="" no="" mundo="" atual",="" disse="" josé="" drummond,="" comissário="" exposição.=""

A exposição é patrocinada por várias entidades como a Fundação Oriente, Fundação Macau e EDP.

No sábado, Cavaco Silva deixa Pequim pelas 10.30 horas e deverá aterrar no Aeroporto Internacional de Macau às 14.30 horas locais (07.30 horas em Portugal continental) para os últimos dois dias de deslocação à China que termina com uma receção à comunidade portuguesa seguido de um concerto da fadista Kátia Guerreiro.

Outros Artigos Recomendados