Cavaco Silva

Cavaco exorta jovens a recusarem a "resignação e conformismo"

Cavaco exorta jovens a recusarem a "resignação e conformismo"

O presidente da República, Cavaco Silva, exortou, esta segunda-feira, os jovens a recusarem a "resignação e o conformismo", numa mensagem divulgada a propósito da iniciativa Semana Global do Empreendedorismo.

"Este é o momento certo para recusarmos a resignação e o conformismo. Partilhem com o resto da sociedade os vossos sonhos, as vossas aspirações comuns, discutam as possibilidades de concretização dos vossos projectos", apelou Cavaco Silva.

Na mensagem, divulgada na página oficial da Presidência da República na Internet a propósito da realização da Semana Global do Empreendedorismo, Cavaco Silva exortou os jovens a serem "audazes e ambiciosos" e a acreditarem no talento, dinamismo e na força das ideias que têm.

"Não desistam de vós próprios", reforçou, qualificando a iniciativa como um movimento que tem inspirado, à escala global, milhares de jovens a "acreditar no poder transformador das ideias, no talento criativo e nas suas capacidades".

A Semana Global do Empreendedorismo decorre em simultâneo em 136 países e conta em Portugal com debates, seminários e concursos de ideias, entre esta segunda-feira e dia 18 de novembro.

Na mensagem, Cavaco Silva felicitou a organização da iniciativa, sublinhando o seu "contributo para a difusão, na sociedade portuguesa, dos valores do empreendedorismo e da inovação".

"A criatividade e o empreendedorismo são fatores determinantes para a iniciativa empresarial, para a competitividade, para a criação de emprego, para o crescimento. Não há progresso social nem prosperidade económica sem atividade empreendedora", afirmou.

O presidente da República considerou ainda que uma sociedade "mais dinâmica é uma sociedade mais livre e mais igualitária na concessão de oportunidades", e que "as sociedades empreendedoras e ativas" são as "mais coesas e democráticas.

"Neste contexto, saúdo todos os jovens portugueses que, com otimismo e energia criadora, participarão intensamente as múltiplas atividades que se irão desenvolver pelo país e pelo resto do mundo", disse.

A Semana Global do Empreendedorismo é uma iniciativa lançada pela Kauffman Foundation (EUA) e pela Make your Mark (Reino Unido) para promover o "empreendedorismo, a criatividade e a inovação" , de acordo com a página oficial do movimento.

Em Portugal, a organização resulta desde 2008 da parceria entre a Associação Portuguesa de Business Angels e a SEDES (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social).

Outras Notícias