O Jogo ao Vivo

Política

Cavaco Silva apela ao respeito pelas decisões do Constitucional "aqui e lá fora"

Cavaco Silva apela ao respeito pelas decisões do Constitucional "aqui e lá fora"

O presidente da República participou, está sexta-feira de manhã, nas comemorações do primeiro centenário da Misericórdia de Vizela e nos 500 anos da Misericórdia de Braga. Cavaco Silva apelou a que se respeitem as decisões do Tribunal Constitucional "aqui" e "lá fora" e afirmou que seria "bom" que as forças políticas se entendessem sobre o Orçamento do Estado para 2014.

Cavaco Silva destacou o importante papel das misericórdias, "nos tempos difíceis que o país atravessa" e, sobre os últimos desenvolvimentos da intervenção da troika, lembrou que "é bom que alguns políticos tenham em atenção as consequências que um segundo resgate teria para o país. Os sacrifícios não seriam menores daqueles que os portugueses têm suportado".

O Presidente apelou ainda a que se respeitem as decisões do Tribunal Constitucional "aqui" e "lá fora". "Deixem o tribunal fazer o seu trabalho e respeitemos todos as suas decisões aqui e lá fora", declarou Cavaco Silva, em Braga, à margem de uma visita ao mosteiro de S. Martinho de Tibães.

Cavaco apelou igualmente ao entendimento entre os partidos que subscreveram o memorando, quanto ao Orçamento do Estado para 2014. "Se não ouvem o presidente da República, pelo menos ouçam outras entidades, como o Conselho Económico e Social", disse o chefe de Estado, que não vê com bons olhos eleições antecipadas, "a dois trimestres para sair a troika do país".

Cavaco espera assistir, no sofá, à primeira mão do jogo de play-off entre Portugal e a Suécia, esta sexta-feira, no Estádio da Luz. "Seria uma tristeza se o país que está na origem do país organizador [Brasil] não estivesse presente" e sobre a candidatura de Ronaldo a Bola de Ouro, entende que "ajuda a projetar o país".

*Com Agência Lusa

Outras Notícias