Política

CGTP prepara jornada de luta nacional ainda para este mês

CGTP prepara jornada de luta nacional ainda para este mês

A Comissão Executiva da CGTP-IN reuniu-se, esta segunda-feira, extraordinariamente para analisar as medidas de austeridade anunciadas na sexta-feira e convocou o Conselho Nacional para quarta-feira, para decidir uma ação de luta nacional para setembro.

De acordo com um comunicado da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses -- Intersindical Nacional, as duas reuniões extraordinárias foram marcadas para discutir "o roubo dos salários, das reformas e pensões anunciadas pelo primeiro-ministro e a resposta que expresse a enormíssima indignação que varre Portugal".

PUB

A Comissão Executiva da CGTP-IN vai propor ao Conselho Nacional a realização de "uma grande Jornada de Luta Nacional a ter lugar ainda durante mês de setembro".

A CGTP-IN anunciou na semana passada um Dia Nacional de Luta para 1 de outubro.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou na sexta-feira mais medidas de austeridade para 2013, incluindo para os trabalhadores do setor privado, que, na prática, perderão o que o chefe do Governo diz corresponder a um subsídio, através do aumento da contribuição para a Segurança Social de 11 para 18 por cento.

Os funcionários públicos continuam com um dos subsídios suspensos (na totalidade nos rendimentos acima dos 1.100 euros/mensais e parcialmente acima dos 600 euros) e o outro é reposto de forma diluída nos 12 salários, que será depois retirado através do aumento da contribuição para a Segurança Social.

A contribuição das empresas passa dos atuais 23,75% para 18%. Os pensionistas continuam sem subsídios de natal e férias.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG