Política

Conselho Europeu inicia debate com cooperação militar e indústrias de Defesa

Conselho Europeu inicia debate com cooperação militar e indústrias de Defesa

Os líderes europeus reúnem-se, na quinta e na sexta-feira, em Bruxelas, para debater a cooperação militar e parcerias entre os Estados-membros para reforçar as indústrias de Defesa, além das últimas medidas para completar a união bancária.

Antes do início do último Conselho Europeu de 2013, na quinta-feira à tarde, os chefes de Estado e de Governo da União Europeia têm previsto para as 15.00 horas (14.00 horas em Portugal continental) um encontro com o secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, para discutir questões de política de Defesa.

Durante a tarde, os 28 líderes europeus irão ainda ter uma reunião para discutir estratégias de impulsionamento da Política Comum de Segurança e Defesa, que passam por um maior envolvimento de pequenas e médias empresas neste setor e um reforço da aposta na investigação e na inovação ao nível militar.

Entre os principais projetos multinacionais lançados pela Agência Europeia de Defesa e diversos Estados-membros estão o programa europeu de veículos aéreos não tripulados (drones), previsto para o período 2020-2025, o desenvolvimento de uma capacidade coordenada de reabastecimento aéreo e um programa de comunicação de satélites e de 'cibersegurança'.

À noite, os líderes europeus têm agendado um jantar com o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, para abordar a atual situação económica e financeira e as últimas medidas para por em prática a união bancária, como o Mecanismo Único de Resolução Bancária, que ainda está hoje a ser discutido pelos ministros das Finanças numa reunião do Ecofin.

Na sexta-feira de manhã, o Conselho Europeu começa com uma reunião entre os governantes e o presidente do Banco Europeu de Investimento para abordar o Pacto para o Crescimento e Emprego.

A política de migrações e as crises na Síria, República Centro Africana e na Ucrânia também deverão ser discutidas pelos chefes de Estado e de Governo da União Europeia.