Política

Costa remete para Seguro data do congresso do PS

Costa remete para Seguro data do congresso do PS

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, afirmou, esta quinta-feira que a escolha da data do próximo congresso do PS compete ao secretário-geral do partido e frisou que qualquer que seja a data estará presente nesse congresso.

António Costa falava aos jornalistas após ter sido o orador convidado do tradicional almoço debate promovido pelo American Club.

Interrogado se prefere que o próximo congresso do PS se realize antes ou depois das eleições autárquicas, que estão previstas para outubro, António Costa recusou-se a apontar uma data e remeteu a responsabilidade desse processo para o líder socialista, António José Seguro.

"Só o secretário-geral do PS é que está em condições de dizer qual é a data acertada. Respeitarei totalmente a escolha do secretário-geral do PS. Qualquer que seja a data, tenho a certeza que estarei nesse congresso", declarou.

Na sua resposta, o presidente da Câmara de Lisboa, que tem sido apontado como um potencial candidato à liderança dos socialistas, salientou que "o PS tem um secretário-geral".

"Só o secretário-geral do PS está em boas condições para dizer em que data deve ser o congresso, em função daquilo que se pretende que seja esse congresso: Se é um congresso para preparar a resposta do PS a uma crise política que se julgue iminente; se é para preparar as eleições autárquicas; ou se é para preparar umas eleições legislativas daqui a dois anos e meio", justificou.

Questionado se a forma como desempenhou o seu mandato na Câmara de Lisboa o poderá levar agora a candidatar-se à liderança do PS, António Costa optou por não responder diretamente.

"Felizmente as coisas têm corrido bem na Câmara de Lisboa, mas para as coisas correrem bem é preciso muito trabalho. É um trabalho que me tem dado muito prazer fazer e que estou a fazer com muito gosto", disse.

Já no fim, os jornalistas perguntaram a António Costa quando é que anuncia a sua recandidatura à presidência da Câmara de Lisboa, mas não obtiveram resposta.

Outros Artigos Recomendados