Política

Durão Barroso elogia "notável" trabalho de Menezes em Gaia

Durão Barroso elogia "notável" trabalho de Menezes em Gaia

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, dirigiu, no sábado, uma "saudação especial" ao presidente da Câmara de Gaia "pelo notável que tem feito nesta cidade", destacando os progressos feitos nos últimos anos na imagem do Porto.

"Sei também como tem havido progressos na imagem desta região, na imagem do Porto e no Porto, não apenas como destino turístico, mas também a associação da imagem do Porto à excelência da arquitetura, da engenharia e da sua universidade", frisou o presidente da Comissão Europeia (CE).

Durão Barroso participou hoje nas cerimónias do Dia Nacional do Engenheiro, em Gaia, proferindo um discurso sobre "a Europa e a Engenharia" e recebeu do presidente da Câmara de Gaia o convite para voltar à região para participar na entrega dos "Prémios Porto".

O também candidato do PSD à Câmara do Porto nas autárquicas de 2013 revelou hoje querer fazer do Porto "um dos centros de referência do turismo de congressos", criticando o "pessimismo estéril" dos que o criticam por querer construir mais pontes sobre o Douro.

"Os prémios estão já financiados por empresas e grupos privados por uma década", alertou, com o objetivo de tranquilizar Durão Barroso relativamente à despesa pública.

Em abril de 2001, altura em que era líder do PSD, Durão Barroso e o então presidente da distrital do Porto, Luís Filipe Menezes, estiveram em guerra aberta, nomeadamente devido à escolha de Rui Rio como candidato à Câmara do Porto, o que motivou uma troca de acusações políticas entre os dois social-democratas.