O Jogo ao Vivo

Exportações

Enchidos, laticínios e cavalos poderão ser exportados para a China a partir de 2013

Enchidos, laticínios e cavalos poderão ser exportados para a China a partir de 2013

Portugal poderá começar a exportar para a China carne de porco, enchidos, laticínios e cavalos lusitanos já a partir de 2013, anunciou o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

"Portugal entregou hoje os dossiês técnicos para poder vir a exportar esses produtos (...) Poderíamos ter começado há vários anos, mas a burocracia, na sua inércia, deixou as coisas por fazer", disse Paulo Portas, esta quinta-feira, após uma reunião com o ministro do Comércio chinês, Chen Deming.

Cumprida esta formalidade, a China irá enviar uma missão técnica a Portugal para "certificar o sistema de fiscalização" em vigor no país e a seguir será concedida a licença de exportação, indicou o ministro português.

"Foram hoje lançadas as bases para que isso seja possível. Pedimos às autoridades chinesas alguma celeridade, mas há, manifestamente, boa vontade relativamente aos nossos produtos", acrescentou.

As exportações portuguesas para a China mais do que duplicaram nos últimos três anos, tendo ultrapassado os 1,16 mil milhões de dólares (1,27 mil milhões de euros) em 2011.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG