Política

Gonçalo Rocha é o novo presidente da CIM Tâmega e Sousa

Gonçalo Rocha é o novo presidente da CIM Tâmega e Sousa

O autarca de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, foi eleito, esta quinta-feira, por unanimidade, presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), entidade que representa 11 municípios. Inácio Ribeiro (Felgueiras) e Humberto Brito (Paços de Ferreira) ocupam a vice-presidência.

Gonçalo Rocha saudou "o entendimento profundo entre autarcas, que deve servir de exemplo para outras regiões do país". Ao fim de dois anos, o autarca socialista será substituído pelo social-democrata Inácio Ribeiro (autarca de Felgueiras) que, atualmente, a par do socialista Humberto Brito, autarca de Paços de Ferreira, assumem a vice-presidência.

Os autarcas acordaram, também por unanimidade, a contratualização de mais um secretário, sendo proposto à nova assembleia intermunicipal os nomes de Alírio Costa (gestor bancário de Felgueiras) para primeiro-secretário e Paulo Ferreira, advogado de Paços de Ferreira e figura ligada ao PS, para secretário intermunicipal.

A CIM-TS tem contratualizado com FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) cerca de 135 milhões de euros para projetos de desenvolvimento regional, incluindo a Rota do Românico. Gonçalo Rocha assegura que a prioridade está no combate ao desemprego, "o maior flagelo social da região". A CIM fez um diagnóstico social, através de Pacto para a Empregabilidade com o objetivo de colocar, até 2015, o Tâmega e Sousa, nos níveis de empregabilidade e qualidade de emprego, no patamar das regiões mais desenvolvidas do país e de maior crescimento turístico.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG