Política

Governo assinala dois anos de mandato em reunião informal

Governo assinala dois anos de mandato em reunião informal

O Governo PSD/CDS-PP reúne-se este sábado em Alcobaça, numa reunião informal de Conselho de Ministros para assinalar dois anos de governação e estabelecer prioridades para o restante mandato.

A reunião realiza-se no Mosteiro de Alcobaça, Leiria, com início previsto para as 14.30 horas, sem uma ordem de trabalhos formal, segundo indicou o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, na quinta-feira, acrescentando que os ministros irão fazer a programação da ação do Governo "até ao final da legislatura" e "abordar a situação política do país".

Na agenda estará ainda a análise do processo de reforma do Estado que o Governo pretende concretizar.

"Será, aproveitando a passagem da data dos dois anos de Governo, uma reunião dos ministros para perspetivar o que falta ainda cumprir e quais são as prioridades que devem ser dinamizadas na sua ação governativa nos próximos meses, no tempo que falta do mandato", declarou o ministro da presidência do conselho de ministros, Luís Marques Guedes, na passada quarta-feira.

Segundo fonte governamental, em análise estarão um documento compilado pelo gabinete do ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, que reúne iniciativas enviadas previamente por cada Ministério, e uma primeira versão, elaborada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, do guião da reforma do Estado.

Da reunião, de acordo com a mesma fonte, não sairão conclusões nem serão aprovadas medidas, sendo o principal objetivo a realização de "uma reflexão aberta", quer sobre a reforma do Estado, quer sobre a comunicação política do Governo, quer ainda sobre as linhas programáticas para os próximos dois anos.

Neste encontro informal, Miguel Poiares Maduro vai apresentar aos restantes membros do Governo uma primeira versão de um sítio eletrónico alusivo aos dois anos de governação, mais virado para os cidadãos e que não substituirá o Portal do Governo.

O XIX Governo Constitucional tomou posse a 21 de junho de 2011. Uma semana depois, tomaram posse os secretários de Estado.

O executivo de coligação PSD/CDS-PP foi formado na sequência das legislativas de 5 de junho desse ano, que os sociais-democratas ganharam sem maioria absoluta, pondo fim a seis anos de governação do PS com José Sócrates como primeiro-ministro.

Em 2012, o Executivo PSD/CDS-PP assinalou um ano de governo com um conselho de ministros informal no dia 24 de junho, no Palácio da Ajuda, Lisboa, tendo o primeiro-ministro e o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, feito uma declaração conjunta, sem direito a perguntas.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG