Política

Governo esclarece sexta-feira posição sobre financiamento a Portugal

Governo esclarece sexta-feira posição sobre financiamento a Portugal

O ministro da Administração Interna considerou, esta quinta-feira, que se criou "alguma confusão", mas que a posição do Governo sobre a eventual revisão das condições do financiamento a Portugal ficará "completamente esclarecida" na sexta-feira, no parlamento.

Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, Miguel Macedo foi questionado sobre a posição manifestada, na quarta-feira, pelo presidente da República, Cavaco Silva, a favor de que Portugal beneficie de uma redução das comissões pagas pelos empréstimos e de um alargamento dos prazos de reembolso, algumas das novas condições recentemente concedidas à Grécia.

Na resposta, o ministro da Administração Interna assinalou que, na sexta-feira, vai realizar-se um debate no parlamento sobre política europeia, acrescentando: "Poderá, nesse debate, ficar completamente esclarecida aquela que é a posição do Governo sobre essa matéria, em relação à qual não deixo de dizer que há alguma confusão nos termos em que a discussão se tem processado publicamente".

Miguel Macedo referia-se ao debate de preparação do próximo Conselho Europeu, que se vai realizar logo a seguir ao debate quinzenal. "A posição do Governo sobre essas questões será explicitada nesse debate", afirmou.

Nesta conferência de imprensa, em resposta à comunicação social, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes, disse que a RTP "não foi assunto que tivesse sido tratado" na reunião de hoje dos membros do executivo.

Por outro lado, questionado sobre a decisão do Eurostat sobre a contabilização da concessão da ANA para a redução do défice deste ano, Marques Guedes, respondeu que o Governo "ainda não teve nenhuma indicação sobre essa matéria".