Política

Conselho de Ministros extraordinário vai debater Orçamento do Estado

Conselho de Ministros extraordinário vai debater Orçamento do Estado

O Conselho de Ministros vai reunir-se no domingo extraordinariamente no âmbito da preparação do Orçamento do Estado para 2013.

No dia 25 de setembro, o Conselho de Ministros já teve uma primeira reunião extraordinária com o objetivo de debater a proposta orçamental para 2013, no final da qual não houve nem conferência de imprensa nem comunicado final.

A reunião extraordinária tem início marcado para as 9.30 horas, na Presidência do Conselho de Ministros, revela a agência Lusa.

A proposta de Orçamento do Estado deverá ser entregue na Assembleia da República até dia 15 de outubro.

No próximo ano, o Governo vai repor um subsídio aos funcionários públicos e 1,1 subsídios aos pensionistas e reformados, sendo esta reposição compensada nas contas do Estado com aumentos de impostos, anunciou na quarta-feira o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, em conferência de imprensa.

Entre os aumentos de impostos está, por exemplo, uma sobretaxa extraordinária de 4% em sede de IRS em 2013 à semelhança do que aconteceu em 2011 (com o corte de metade do valor do subsídio de Natal acima do ordenado mínimo nacional), e ainda um aumento efetivo do IRS através da redução de escalões.

Imobusiness