PS

Morreu Aquilino Ribeiro Machado

Morreu Aquilino Ribeiro Machado

Aquilino Ribeiro Machado, primeiro presidente da Câmara de Lisboa eleito democraticamente e cofundador do PS, morreu, no domingo, aos 82 anos.

Filho do escritor Aquilino Ribeiro e neto de Bernardino Machado, último Presidente da I República, Aquilino Ribeiro Machado esteve à frente da Câmara de Lisboa entre 1977 e 1980.

"Aquilino Ribeiro Machado foi o primeiro presidente da Câmara de Lisboa eleito democraticamente, tendo iniciado em 1976 a construção do poder local democrático na cidade", afirma António Costa numa mensagem divulgada, esta segunda-feira.

"Curvo-me respeitosamente perante a sua memória e recordo com saudade o profissional respeitado, o democrata de sempre, o cidadão solidário e o amigo querido que agora nos deixou", lê-se na nota.

Para António Costa, o "exemplo de integridade e dedicação [de Aquilino Ribeiro Machado] perdurará na cidade de Lisboa que amou e serviu".

Também o secretário-geral do PS já lamentou a morte de Aquilino Ribeiro Machado, considerando-o um exemplo de elevado sentido ético e um homem de caráter nobre.

"Recebi com muita tristeza a notícia da morte de Aquilino Ribeiro Machado. Morreu um homem simples, de elevado sentido ético e de carácter nobre", salienta António José Seguro na sua mensagem em que apresenta os seus sentimentos à família do "histórico" dirigente socialista.

António José Seguro frisa ainda que Aquilino Ribeiro Machado deixa ao país "um forte legado cívico e um exemplo de uma cidadania fundada em valores e em princípios".

"O PS perdeu um dos seus melhores", acrescenta o secretário-geral socialista.

ver mais vídeos