Política

Passos Coelho diz ser abuso usar Grécia como motivo para repensar União Europeia

Passos Coelho diz ser abuso usar Grécia como motivo para repensar União Europeia

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, defendeu, este domingo, ser "um abuso" usar a situação da Grécia para repensar toda a Europa que, disse, tem progredido muito mas tem de criar novos mecanismos de desenvolvimento.

"Há quem queira usar a situação da Grécia para repensar toda a Europa. Eu julgo que é um abuso porque a Europa tem progredido muito, temos conseguido ser todos muito solidários, mas os problemas que ainda temos estão para além dos problemas que a Grécia ainda tem para resolver como o fim do programa da assistência", frisou.

O governante espera que gregos consigam, também com a ajuda de Portugal, ultrapassar as suas dificuldades mas considera que não se deve atribuir à Europa todos os problemas da Grécia.

"Nós ultrapassámos as nossas [dificuldades], os irlandeses também ultrapassaram, a Espanha também, a Grécia ainda não conseguiu e, como no passado, cá estaremos todos para ajudar a Grécia a resolver os seus problemas, mas não parece que os problemas da Grécia sejam os problemas que a Europa tem de resolver", frisou.

Destacou, contudo, que "a Europa ainda tem problemas", esperando que "não seja preciso mais uma grande crise" a nível europeu para que os seus mecanismos sejam melhorados, até porque "quem vive sob a mesma moeda precisa de uma grande articulação económica e financeira".

Passos Coelho falava durante a cerimónia de inauguração do novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, na Zona Industrial de Lordelo, um edifício com dois mil metros quadrados que acomodará um corpo de 106 elementos e 28 viaturas para servir mais de 22 mil pessoas espalhadas por 147 quilómetros.

Já o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, defendeu ser "urgente" a criação do Observatórios de Fogos Florestais que permita "alterar filosofia da floresta portuguesa" e apelou ao lançamento de um cartão social do bombeiro.