Política

PS disponível para receber delegação do BE

PS disponível para receber delegação do BE

O PS manifestou disponibilidade para receber, esta terça-feira ao final da tarde, uma delegação do Bloco de Esquerda (BE) na sede do partido, em Lisboa, anunciaram os socialistas, em comunicado.

O encontro, de acordo com a nota de imprensa, acontecerá às 19:00, já tendo o BE confirmado à Lusa a sua disponibilidade.

"A reunião entre representantes das direções dos dois partidos ocorre num momento de emergência nacional, onde os diálogos interpartidários são essenciais para encontrarmos soluções para os graves problemas que o país atravessa", observa o PS em comunicado.

A delegação do BE será composta pelos dirigentes Fernando Rosas, Mariana Mortágua e José Gusmão, indicou fonte do partido à agência Lusa.

Hoje, a Comissão Política do BE propôs hoje "rondas de negociação" ao PS e ao PCP com vista à construção de um programa de governo de esquerda, "sem qualquer condição prévia e no mais curto espaço de tempo".

"O BE propõe tanto ao PS como ao PCP a abertura de um processo de discussão e aprovação das bases programáticas de um governo de esquerda. Propomos que estas conversações se façam sem qualquer condição prévia e no mais curto espaço de tempo", afirmou o coordenador bloquista João Semedo, na sede lisboeta do partido.

Os dirigentes do BE registaram "positivamente que, entretanto, a direção do PCP tenha proposto ao BE a realização de uma reunião", referindo-se à iniciativa comunista da véspera na qual foram fomentados encontros com BE, PEV, Intervenção Democrática e outras organizações político-sociais.