Política

PSD saúda empresas e portugueses por 20 meses de descida do desemprego

PSD saúda empresas e portugueses por 20 meses de descida do desemprego

O deputado do PSD Hugo Soares saudou, esta quarta-feira, as "empresas e portugueses" pelos "20 meses consecutivos" de descida do desemprego, ao analisar dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatístic.

"Os dados do INE demonstram, mais uma vez, que a trajetória do desemprego tem sido consolidada em Portugal desde há 20 meses. O desemprego tem vindo a descer. Atingimos agora uma taxa de 13,1%", disse o deputado, nos Passos Perdidos do Parlamento, acrescentando que o grupo parlamentar social-democrata quer "saudar o esforço das empresas e dos portugueses, que cada vez mais conseguem criar emprego".

A taxa de desemprego caiu para os 13,1% no terceiro trimestre deste ano, uma queda homóloga de 2,4 pontos percentuais e um recuo de 0,8 pontos face ao trimestre anterior, segundo o INE, ou seja, uma população desempregada de 688,9 mil pessoas, o que representa uma diminuição trimestral de 5,5% e uma queda homóloga de 16%, ou seja, menos 40 mil e menos 131 mil pessoas, respetivamente.

"Há 20 meses consecutivos que o desemprego desce em Portugal. Em termos homólogos, mais 40 mil pessoas saíram do desemprego e, se compararmos com o ano anterior, são menos 130 mil desempregados. O INE diz também que esta descida do desemprego é acompanhada de uma forte subida do emprego", completou Hugo Soares.

De acordo com o INE, a diminuição trimestral verificada no terceiro trimestre de 2014 veio "confirmar a interrupção observada no segundo trimestre de 2013 de um período de quase dois anos de acréscimos sucessivos da população desempregada", enquanto a população empregada foi de 4,56 milhões de pessoas, o que corresponde a um aumento trimestral de 1,1% (mais 50,5 mil pessoas) e homólogo de 2,1% (mais 95,7 mil pessoas).