Política

Quem é Castro Almeida?

Quem é Castro Almeida?

O novo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro Almeida, atual presidente da Câmara de S. João da Madeira, foi secretário de Estado e já geriu fundos comunitários na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Manuel Castro Almeida tem 55 anos, iniciou a sua atividade autárquica aos 16 anos, então como auxiliar administrativo dos serviços municipalizados da água de S. João da Madeira, e em paralelo à sua ocupação profissional licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, concluindo ainda uma pós-graduação pelo Instituto Internacional de Administração Pública de Paris.

Dos serviços municipalizados passou a técnico da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), onde chegou a chefe da Divisão Jurídica da Direção de Serviços de Apoio às Autarquias Locais, antes de ser nomeado administrador da instituição.

Em 1991 foi eleito deputado do PSD na Assembleia da República pelo círculo de Aveiro, tendo nessas funções assumido a coordenação social-democrata de três comissões parlamentares: Economia e Finanças; Educação, Ciência e Cultura; e Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

No último dos governos de Cavaco Silva ocupou o cargo de secretário de Estado da Educação e Desporto.

Foi também vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD, antes de abandonar as funções de deputado para assumir em 2002 a presidência da Câmara Municipal de S. João da Madeira, para a qual foi sucessivamente eleito nas últimas três eleições autárquicas.

No domínio intermunicipal, é vice-presidente da Junta Metropolitana do Porto e preside à Associação de Municípios das Terras de Santa Maria.

Castro Almeida já assumiu a vice-presidência do PSD e é hoje Conselheiro Nacional do partido.

Cinco novos secretários de Estado tomam posse, esta segunda-feira, às 19 horas e três são exonerados de funções, Paulo Braga Lino, Juvenal Silva Peneda e Luís Brites Pereira.

De acordo com uma nota da Presidência da República, vão ser nomeados Francisco Almeida Leite, para o cargo de secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Berta Cabral, para o cargo de secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Fernando Manuel de Almeida Alexandre, para o cargo de secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna, António Leitão Amaro, para o cargo de secretário de Estado da Administração Local, e Manuel Castro Almeida, para o cargo de secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.

São exonerados o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Brites Pereira, o secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino, e o secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Juvenal Silva Peneda.

ver mais vídeos