Política

Quem é Fernando Alexandre?

Quem é Fernando Alexandre?

Economista de formação, o novo secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna, Fernando Alexandre, é docente na Universidade do Minho e dá especial atenção à macroeconomia e política económica.

Fernando Alexandre, que toma posse esta segunda-feira, substituiu Juvenal Silva Peneda, que foi exonerado do cargo de secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna (MAI).

Nascido a 4 de janeiro de 1972, na Gafanha da Nazaré, Fernando Alexandre, é professor associado do Departamento de Economia da Universidade do Minho, desde outubro de 2009, e concluiu a licenciatura e o mestrado em economia na Universidade de Coimbra.

O novo secretário de Estado do Ministério da Administração Interna concluiu, em 2003, o doutoramento em economia na Universidade de Londres - Birkbeck College, com uma dissertação sobre política monetária e mercados financeiros.

No seu currículo, disponibilizado pelo Governo, destaca-se que os seus interesses de investigação são a macroeconomia e a política económica e, mais recentemente, a economia portuguesa.

Dadas as funções que tem ocupado na área da gestão universitária tem também desenvolvido alguma investigação na área das políticas para o ensino superior, adianta o currículo.

Fernando Alexandre colaborou também como consultor para entidades públicas e privadas, nomeadamente Tribunal de Contas e Fundação Cidade de Guimarães.

Desde janeiro de 2011 que é vice-presidente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, além de ser também presidente do conselho pedagógico.

Cinco novos secretários de Estado tomam posse às 19 horas e três são exonerados de funções: Paulo Braga Lino, Juvenal Silva Peneda e Luís Brites Pereira.

De acordo com uma nota da Presidência da República, vão ser nomeados Francisco Almeida Leite, para o cargo de secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Berta Cabral, para o cargo de secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Fernando Manuel de Almeida Alexandre, para o cargo de secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna, António Leitão Amaro, para o cargo de secretário de Estado da Administração Local, e Manuel Castro Almeida, para o cargo de secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.