Política

Soares sem "expectativas" para visita de Merkel diz que Obama é "o maior estadista" do mundo

Soares sem "expectativas" para visita de Merkel diz que Obama é "o maior estadista" do mundo

O antigo Presidente da República Mário Soares disse, esta quinta-feira, não ter quaisquer "expectativas" relativamente à visita da chanceler alemã, criticou a generalidade dos políticos atuais mas confia que Obama, o "maior estadista" do Mundo, ajudará a Europa.

"Acho que não vem trazer nada de novo, mas enfim, já está", afirmou Mário Soares aos jornalistas sobre a visita a Portugal da chanceler alemã, Angela Merkel, na segunda-feira.

"Não tenho expectativas nenhumas", frisou.

Mário Soares apresentou hoje o seu último livro, "Crónica de um tempo difícil", em Lisboa, e na sua intervenção fez um paralelo entre os políticos atuais e os políticos da década de 1970, referindo que nessa altura Portugal atravessou uma "situação difícil" a nível económico.

"Só que havia grandes políticos na Europa, daqueles a quem a gente tira o chapéu como hoje faz ao Obama. Hoje considero que Obama é o maior político que existe no mundo hoje, o maior estadista e político que existe no mundo, sem comparação em relação aos outros", afirmou.

Soares confia, aliás, que Obama e o presidente francês, François Hollande, consigam inverter o rumo da Europa e da política subjugada aos mercados.

"Vai mudar, não estou nada pessimista, porque temos grandes possibilidades, quer com o Hollande, que estava sozinho até há pouco tempo, mas agora tem um camarada de peso, que é o Obama, que ganhou as eleições e que vai fazer soprar uma brisa encantadora que vai atravessar a Europa", sustentou.