O Jogo ao Vivo

Política

Sócrates diz que novo pacote de austeridade isola Portugal

Sócrates diz que novo pacote de austeridade isola Portugal

José Sócrates defende que o novo pacote de austeridade anunciado pelo Governo é "uma tragédia" que vai "isolar" Portugal na Europa.

"Já nenhum outro país sugere um pacote de austeridade como o português", afirmou este domingo, no seu programa de opinião na RTP e recordando que, esta semana, Espanha, França e Holanda anunciaram que não vão seguir políticas de austeridade por terem mais tempo para o processo de ajustamento do défice.

Sócrates insistiu que o Governo "não tem liderança" e que a declaração de este domingo feita por Paulo Portas foi "um espetáculo" comprova a situação de que o Executivo "está em decomposição".

"Já era difícil perceber o que o primeiro-ministro queria fazer". Agora, frisou, vai ser mais difícil perceber " o que o Governo vai fazer depois da intervenção" de Paulo Portas.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros manifestou-se contra a nova taxa sobre as pensões. Sócrates classificou a posição de Portas de "um notável oportunismo" e defendeu que o CDS-PP "tem de decidir, de uma vez por todas, se está ou não com esta política e com este Governo".