Nacional

Vítor Gaspar, conselheiro de Durão e estudioso de Economia

Vítor Gaspar, conselheiro de Durão e estudioso de Economia

O novo ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, é actualmente director do Gabinete dos Conselheiros de Política Europeia do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

Vítor Gaspar foi conselheiro especial no Banco de Portugal antes de assumir em Janeiro de 2007 o cargo de director daquele gabinete.

O novo ministro também já exerceu os cargos de director do Gabinete de Estudos Económicos do Ministério das Finanças, director do Departamento de Estatística e Estudos Económicos do Banco de Portugal, director do Departamento de Estudos Económicos do Banco Central Europeu e Consultor da Administração do Banco de Portugal.

Licenciado em Economia na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica em 1982, Vítor Gaspar obteve o Doutoramento em Economia na Universidade Nova de Lisboa em 1988.

O próximo ministro das Finanças já publicou numerosos livros e artigos, entre outros em revistas científicas como "Public Choice", "European Economic Review", "Journal of the European Economic Association" e o "Journal of Development Economics".

ver mais vídeos