congresso

Jerónimo reclama direito de portugueses decidirem "o seu destino" em relação à Europa

Jerónimo reclama direito de portugueses decidirem "o seu destino" em relação à Europa

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que os portugueses devem "decidir o seu próprio destino" em relação à União Europeia, que considerou "não ser reformável" e de estar na origem e no aprofundamento da crise.

"O rumo da União Europeia, longe de resolver os graves problemas dos povos, apenas está a agravar contradições e a aprofundar a crise", afirmou Jerónimo de Sousa, na intervenção de abertura do XIX Congresso do PCP, que se prolonga até domingo, em Almada.

Para os comunistas, "as atuais propostas e discussões em torno do conceito mais Europa para sair da crise são, na sua natureza, idênticas às políticas de austeridade, por mais que os ideólogos do neoliberalismo ou forças que os ideólogos do neoliberalismo ou as forças que se reclamam e um europeísmo de esquerda o procurem iludir".

"A União Europeia não é reformável", considerou Jerónimo de Sousa, acrescentando que o PCP, "afirmando o sue inabalável compromisso em defesa da Constituição da República Portuguesa, rejeita "uma integração europeia que se caracteriza pela submissão e condicionamento do desenvolvimento de Portugal e renova o seu compromisso de lutar por um Portugal independente e soberano".

"Determinado pelo compromisso com o interesse nacional, o PCP reafirma o pleno direito do povo português de decidir o seu próprio destino e de ver assegurada a prevalência dos interesses nacionais sobre quaisquer outros projetos que lhe sejam contrários. Direito este que em nenhuma circunstância pode ser expropriado", acrescentou.

Jerónimo de Sousa, depois de fazer um diagnóstico da crise que o país atravessa, sublinhou que "a par com décadas de políticas de direita, uma das razões de fundo da profunda crise que o país vive está na natureza e evolução do processo de integração capitalista na Europa - a União Europeia -, e no efeito das suas politicas".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG