Política

Mais de 9,7 milhões elegem eurodeputados portugueses a 25 de maio

Mais de 9,7 milhões elegem eurodeputados portugueses a 25 de maio

Mais de 9,7 milhões de eleitores vão às urnas no dia 25 de maio para eleger os 21 deputados portugueses no Parlamento Europeu, numas eleições em que concorrerem 16 listas.

De acordo com os últimos dados disponíveis no "site" da Comissão Nacional de Eleições (CNE), a 31 de dezembro de 2013 estavam recenseados em Portugal continental e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores 9471211 eleitores nacionais e 12446 cidadãos da União Europeia recenseados em Portugal.

No círculo da Europa estão inscritos 99164 eleitores portugueses e no círculo de Fora da Europa estão recenseados 160718 cidadãos portugueses.

Fonte da Direção-Geral da Administração Interna indicou à Lusa que só nos próximos dias estarão disponíveis números mais atualizados do recenseamento eleitoral, que foi suspenso a 26 de março, conforme previsto na Lei do Recenseamento Eleitoral.

De acordo com a lei eleitoral, podem votar nestas eleições os cidadãos portugueses recenseados no território nacional, os cidadãos portugueses inscritos no recenseamento eleitoral português, residentes fora do território nacional, que não optem por votar em outro Estado membro da União Europeia que votam presencialmente e cidadãos da União Europeia, não nacionais do Estado português, recenseados em Portugal.

Nas eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam de cinco em cinco anos, vão ser eleitos 21 eurodeputados portugueses, menos um do que em 2009.

Nas eleições realizadas há cinco anos, o PSD, que agora concorre coligado com o CDS-PP, elegeu oito eurodeputados, enquanto o PS conseguiu conquistar sete lugares no Parlamento Europeu.

PUB

O BE foi a terceira força política mais votada, elegendo 3 eurodeputados, o CDS-PP elegeu dois, tal como a coligação PCP/PEV.

A abstenção nas eleições realizadas a 7 de junho de 2009 foi de 63,22%.

O Parlamento Europeu aprovou a 21 de maio de 2013 as datas da realização das próximas eleições europeias para entre 22 e 25 de maio deste ano nos vários Estados-membros.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG