Política

Manifestação em Belém marca início do Conselho de Estado

Manifestação em Belém marca início do Conselho de Estado

Várias dezenas de pessoas, sobretudo reformados, concentram-se esta segunda-feira à tarde diante do Palácio de Belém, para protestarem contra as medidas de austeridade, a atuação do Presidente da República e para exigirem a demissão do Governo.

A concentração, convocada pelo movimento "Que se lixe a Troika", decorre numa altura em que o Conselho de Estado está reunido no Palácio de Belém, para discutir a situação "pós-troika".

A praça Afonso de Albuquerque, situada defronte do palácio presidencial, está dividada ao meio por um gradeamento, onde foram colocados os manifestantes, que, à hora em que começou a reunião dos conselheiros de Estado (17.10), somavam apenas algumas dezenas.

A maioria dos manifestantes é composta por reformados, que colocaram no gradeamento de proteção a placa do Movimento Nacional dos Reformados Portugueses.

Maria Angelina Alves, reformada da Função Pública, disse à Agência Lusa que se deslocou a Belém para manifestar "o desagrado pela política seguida pelo Governo e pelo comportamento do Chefe de Estado, que é muito triste".

Esta reformada, de 63 anos, disse que o Presidente da República, Cavaco Silva, devia demitir o Governo e sublinhou que os mais prejudicados com as medidas de austeridade são os reformados, os funcionários públicos e os jovens.

PUB

Ao som de música de intervenção e buzinas, alguns manifestantes exibem cartazes nos quais se lê "Conselho dos Vampiros", "Cavaco, morreste e não te avisaram" e "Um Governo que não respeita os seus velhos não é digno do respeito da sociedade".

Outro dos movimentos presentes no protesto é a Plataforma 15 de Outubro, que exibe um cartaz com uma fotografia do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, a dizer "Fora".

No local estão vários elementos da PSP, tendo o gradeamento na praça Afonso de Albuquerque sido colocado às 15 horas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG