Política

Miguel Relvas garante que dívida das autarquias "é alta"

Miguel Relvas garante que dívida das autarquias "é alta"

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, disse, esta sexta-feira, que a dimensão das dívidas das autarquias é elevada, adiantando que o Governo vai "desenhar os programas adequados" para resolver a situação.

"Recebemos um número significativo de listas das dívidas das autarquias. Hoje foi o último dia de envio e nas próximas horas iremos trabalhar sobre esse assunto", disse Miguel Relvas aos jornalistas à saída da apresentação do projeto Ambição Olímpica, no Centro de Estágio e Formação Desportiva de Rio Maior.

Questionado sobre o valor total da dívida dos municípios, o ministro recusou apresentar números, afirmando apenas que "a dimensão é alta".

"É uma situação que nos preocupa pela sua importância e pela sua dimensão. Vamos trabalhar, vamos desenhar os programas adequados" para resolver a situação, sublinhou.

Em finais de fevereiro, uma carta com as assinaturas dos ministros das Finanças e dos Assuntos Parlamentares exigia aos 308 presidentes de câmara do continente, da Madeira e dos Açores que detalhassem à Inspeção-Geral de Finanças, até 15 de março, o montante que os municípios têm em dívida.

Na terça-feira, o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Fernando Ruas, admitiu que o valor das dívidas que os municípios irão fornecer à Inspeção-Geral de Finanças é essencial para a definição de medidas futuras.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG