Política

Novo secretário Estado do Ensino Básico é especialista na organização do sistema educativo

Novo secretário Estado do Ensino Básico é especialista na organização do sistema educativo

O novo secretário de Estado para o Ensino Básico e Secundário, João Grancho, que será empossado na sexta-feira, é mestre em Administração e Planificação da Educação e produziu diversos pareceres no âmbito da organização do sistema educativo.

João Henrique de Carvalho Dias Grancho vai substituir na pasta Isabel Leite, que, de acordo com o Ministério da Educação, saiu a seu pedido, por motivos pessoais.

O novo governante desempenhava as funções de Diretor Regional de Educação do Norte desde 2 de setembro de 2011, produziu e publicou comunicações e pareceres sobre a organização curricular, autorregulação da profissão docente, gestão e administração das escolas e convivência escolar.

Além de diversas funções na administração educativa, foi docente no ensino básico, na Telescola e de Educação Especial e ainda na Universidade Portucalense, em regime de colaboração, no Curso de Especialização em Administração Escolar.

Formador de professores e pessoal não docente desde 2001, João Grancho exerceu cargos como o de presidente da Associação Nacional de Professores, diretor do Centro de Formação de Professores Leonardo Coimbra e coordenador em Portugal da ESHA (European School Heads Association).

Concluiu o Curso do Magistério Primário, pela Escola do Magistério Primário do Porto, em 1980, e o Curso de Estudos Superiores especializados em Administração Escolar, pelo Instituto Superior de Ciências Educativas, em 1993.

João Henrique de Carvalho Dias Grancho vai ser empossado na sexta-feira pelo Presidente da República, que dará igualmente posse a outros dois novos secretários de Estado: Jorge Barreto Xavier, na Cultura, e Manuel Rodrigues, nas Finanças.

PUB

Pedro Passos Coelho decidiu separar as pastas das Finanças e do Tesouro, criando uma nova Secretaria de Estado das Finanças, que será ocupada pelo vice-presidente do PSD Manuel Luís Rodrigues, mantendo-se Maria Luís Albuquerque como secretária de Estado do Tesouro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG