Política

Passos Coelho acredita na liberalização das ligações aéreas aos Açores no verão de 2015

Passos Coelho acredita na liberalização das ligações aéreas aos Açores no verão de 2015

O primeiro-ministro disse, esta segunda-feira, acreditar que as ligações aéreas aos Açores estarão liberalizadas no verão de 2015, depois de "um entendimento perfeito" alcançado esta manhã com o Governo Regional em relação aos aspetos que estavam a bloquear o dossiê.

"Demorámos algum tempo a chegar a esta solução final. Mas aguardamos agora que da parte do Governo Regional nos seja remetida então uma proposta que sintetize o entendimento que foi gerado nesta reunião e que nos permitirá, em tempo útil, poder cumprir as regras europeias nesta matéria e a partir do próximo verão ter já estas linhas a funcionar", afirmou.

Pedro Passos Coelho, que falava no final de uma reunião com o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, em Ponta Delgada, afirmou que será possível liberalizar as rotas entre o continente e as ilhas de São Miguel e Terceira "sem agravar" os encargos atuais da República de 16 milhões de euros anuais associados às obrigações de serviço público nestas ligações.

"Temos a convicção, como Governo Regional também, de que sem agravar estas responsabilidades poderemos produzir esta liberalização das linhas, que permitirão, em primeiro lugar - que mais açorianos, residentes, portanto - e estudantes possam beneficiar destas obrigações - que face à liberalização terão encargos menores. Mas sobretudo estamos convencidos de que conseguiremos atrair um fluxo muito significativo de novos turistas que procurarão a Região Autónoma dos Açores", afirmou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG