estaleiros de viana

PCP desafia Maioria e PS a aceitarem inquérito aos Estaleiros de Viana

PCP desafia Maioria e PS a aceitarem inquérito aos Estaleiros de Viana

O PCP admite avançar com a criação potestativa da comissão parlamentar de inquérito aos Estaleiros de Viana do Castelo, caso a Maioria PSD/CDS não viabilize a iniciativa na conferência de líderes do próximo dia 18. Entre as conclusões das jornadas de Faro, destaca-se a apresentação de um projeto de lei que visa "repor, já em 2014, todos os feriados nacionais roubados".

No final das jornadas parlamentares do PCP, que terminaram esta terça-feira, em Faro, o líder da bancada comunista, João Oliveira, lembrou, no entanto, aos jornalistas que para avançar com a criação potestativa são necessários um quinto dos deputados, ou seja 46. Neste momento, só o BE e os Verdes assumiram votar a favor da comissão, num total de 22 deputados.

Com esta decisão, o PCP pretende, por um lado, confrontar a Maioria com as declarações do ministro da Defesa, Aguiar Branco, que já disse publicamente não haver "problema algum" com uma comissão de inquérito, e obrigar os socialistas a tomarem uma posição.

No PS, tem havido declarações a favor e contra a constituição da comissão, que foi sugerida pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, o socialista José Maria Costa.

Nas jornadas parlamentares, o PCP decidiu um conjunto de iniciativas legislativas, centradas na defesa das funções do Estado e da melhoria do serviço público, o tema da interpelação ao Governo marcada para o próximo dia 19.

Entre as conclusões das jornadas de Faro, destacam-se a apresentação de um projeto de lei que visa "repor, já em 2014, todos os feriados nacionais roubados por este Governo PSD/CDS".

Além disso, o PCP vai ainda requerer na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, a audição do Governador do Banco de Portugal, "para se pronunciar sobre a criação do Banco Postal" no âmbito da privatização dos CTT, assunto que os comunistas vão também levar a debate em plenário.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG